Sempre vejo nos grupos sobre livros de fantasia uma treta foda sobre qual saga de mitologia fantástica é melhor, e a verdade é, ambas são fodas.
Porque? Ambas são histórias fantásticas? Sim, são histórias com personagens carismáticos? Sim, com monstros fantásticos, e uma história incrível e envolvente? Sim, tudo isso, é muito mais.
Mas o que acho incrível, é toda essa treta entre os fãs do Tolkien e do Martin, pois ambas as sagas, são infinitamente diferentes e incríveis. A diferença é, uma saga é mais política e a outra, fantasiosa e religiosa, mas todas com seus elementos fantásticos.
Enquanto uma saga gerou um universos gigantesco e praticamente gerou a base dos jogos de RPGs que temos hoje, a outra aperfeiçoou tudo o que foi feito. Não, não estou dizendo que é melhor, e sim, mais bem escrito e desenvolvido. Pois Tolkien infelizmente não terminou tudo o que fez, e mesmo assim deixou uma base gigantesca para ser trabalhada, lida e imaginada, enquanto o tio Martin, continua aumentando a sua saga a níveis gigantescos também, ele próprio ainda escrevendo, e isso por que ele mesmo é fã e se inspirou no Tolkien para escrever ASOIAF.
As duas sagas contém tudo o que à de mais rico na literatura, personagens incríveis, desde anões, dragões, itens importantes, elfos, mapas lindos e gigantes e o mais importante. Uma base, um background de história de seus universos, rico, e real, pois remete a tempos antigos de seus universos, que embasam tudo o que está acontecendo em suas sagas, tornando-as ainda mais importantes, instigantes, e que fazem com que após a leitura, você queira conhecer mais sobre a Terra-média ou Westeros.
Então, não seja desses que brigam pra saber qual é melhor, Tolkien e Martin, criaram duas sagas icônicas e referências no literatura fantástica. Cada uma contada à sua maneira, e cada uma em seu tempo, com seu tipo de escrita, com seus detalhes, e a sua importância. As Crônicas de Gelo e Fogo e O Senhor dos Anéis, são as duas maiores literaturas fantásticas já escritas, e as mais incríveis que o mundo já viu.
Comentários
Postar um comentário